O plantio da oleaginosa alcançou 22% das áreas definidas para este ciclo
Segundo a consultoria AgRural o Brasil atinge o segundo melhor índice de plantio de soja da história para esta época do ano. Até 14 de outubro os trabalhos no campo alcançaram 22% do total da área definida para a safra 21/22, avanço semanal de 12 pontos percentuais em relação à semana anterior.
No mesmo período da safra passada a semeadura estava em apenas 8%. “Com a umidade do solo em níveis mais favoráveis em grande parte do país e os produtores aproveitando os intervalos de tempo aberto para colocar as máquinas em campo, o plantio da safra 2021/22 de soja avançou com rapidez na semana passada”, disse a consultoria em nota.
Mato Grosso e Paraná estão puxando o ritmo dos trabalhos, embora outros estados também já estejam com a semeadura em bom andamento. Os produtores mato-grossenses já plantaram 45% da área, um salto de 24,75 pontos percentuais na comparação semanal de acordo com o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea). No estado as atividades são favorecidas por um clima mais chuvoso, contrário à seca vista no ciclo anterior quando, nesta época, os produtores haviam semeado somente 8,19% das lavouras.
Fonte: Agrolink