A produtividade apresentou redução e fechou em torno de 290 @/ha

Em Mato Grosso, quase todo o algodão safra já foi colhido e as primeiras áreas do algodão “safrinha” começaram a ser colhidas nesta última semana. Assim, até a última sexta-feira (23), de acordo com o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), 17,13% das áreas com a cultura no Estado foram finalizadas, avanço de 5,04 p.p. no comparativo semanal.

No entanto, os trabalhos nas lavouras estão 9,46 p.p atrasados em relação à safra passada e 3,28 p.p. ante a média dos últimos cinco anos, pautados pela semeadura mais tardia nesta temporada. Na safra passada, na mesma época, 26,60 das lavouras estavam colhidas e na média das últimas cinco safras o percentual estava em 20,41%.

Entre as regiões, a mais adiantada continua sendo a nordeste (81,69%), e a mais atrasada, a região centro-sul (9,99%). Em relação ao rendimento das áreas colhidas na semana, a produtividade apresentou redução no comparativo semanal, no qual na média do estado fechou em torno de 290 @/ha de algodão em caroço.

“Por fim, a expectativa é que, conforme a colheita avance sobre as áreas mais tardias, o rendimento fique pressionado, principalmente nas lavouras que foram semeadas depois da segunda quinzena de fevereiro”, destaca o boletim.

Fonte: Agrolink