A doação de sangue é um ato simples e altruísta que pode salvar vidas. Ao doar sangue o indivíduo está ajudando quem necessita urgentemente desse item essencial para a sobrevivência.
Importância da doação de sangue
O sangue é essencial para a vida. Entre as diversas funções do sangue, podemos destacar o transporte de nutrientes, gases e hormônios; recolhimento dos resíduos metabólicos; defesa e imunidade do organismo, entre outros.
O sangue doado não é utilizado apenas em pacientes que sofreram acidentes em que houve perda sanguínea. Intervenções médicas como alguns procedimentos oncológicos e cirurgias, além de pacientes com algumas doenças, como a talassemia, podem utilizar esse sangue. Assim, é essencial manter um estoque nos bancos de sangue para se atender a demanda recorrente, o que só pode ser conseguido com a doação regular.
Quem pode doar sangue?
Para doar sangue, além de o possível doador estar com boa saúde, ele deve ter entre 16 e 69 anos. Se menor de 18 anos, deve apresentar um consentimento do responsável. Se entre 60 e 69 anos, já deve ter feito doação alguma vez antes de completar 60 anos de idade. O possível doador também deve pesar acima de 50 kg.