Mesmo com chuvas frequentes Mato Grosso segue na liderança dos trabalhos.

A colheita da safra 21/22 avança pelo país. Até a última quinta-feira (10), cerca de 24% do total da área estava colhida. Na semana anterior eram 16% e 9% no mesmo período do ano passado, de acordo com dados da consultoria AgRural.

Mesmo com as chuvas frequentes que atrapalham os trabalhos, Mato Grosso continua na liderança, com mais da metade de sua área já colhida, seguido de longe por Rondônia e Paraná. No estado o produtor tem buscado tirar a soja do campo antes que ocorram maiores problemas de qualidade. Mas os índices de umidade e avariados seguem altos e tornam mais lenta a logística entre as lavouras e os armazéns. Também há queixa de grãos com excesso de umidade em Rondônia e Minas Gerais.

Nos demais estados, a colheita caminha conforme mais áreas vão ficando prontas e, nos estados com quebra de safra por estiagem, à medida que as seguradoras liberam o avanço das colheitadeiras. No Paraná, os relatos de produtividade seguem muito baixos no oeste e no sudoeste, confirmando as perdas por falta de chuva e calor, mas os rendimentos são melhores em outras regiões.

A AgRural estima a produção de soja na safra 2021/22 do Brasil em 128,5 milhões de toneladas.

 

Fonte: Agrolink