Os números reportados pela Secex (Secretaria de Comércio Exterior) divulgados nesta terça-feira (1) mostraram que o Brasil exportou um volume recorde de soja em janeiro de 2022 de 2.469,702,2 milhões de toneladas. O volume é 80% maior do que o registrado no mesmo mês do ano passado – de pouco mais de 49 mil toneladas – e supera ainda o recorde anterior, de janeiro de 2019, de 2.035,1 milhões de toneladas.
As exportações brasileiras têm se mostrado bastante aceleradas e o lineup para fevereiro já é de 7 milhões de toneladas. O movimento, ao lado da quebra da safra 2021/22 dp Brasil, tem favorecido uma alta dos prêmios no mercado nacional. E esse movimento poderia, em determinado momento, aumentar a competitividade da soja dos EUA em detrimento da brasileira.
“Os prêmios da soja em Paranaguá continuam subindo, dando sustentação para os futuros na CBOT. Conforme os prêmios sobem, a soja americana vai ficando mais barata em relação à brasileira, o que potencialmente aumentará o programa americano de exportação”, explica a equipe da Agrinvest.
Fonte: Notícias Agrícolas